Diálogo latino-americano e caribenho para a construção política de sistemas regionais de seguridade

No âmbito do FSM 2021 virtual, no espaço temático Justiça Social, aconteceu no último dia dia 28 de janeiro o debate latino-americano sobre a construção de sistemas regionais de seguridade social / proteção social. A pergunta que desencadeou o debate foi se as organizações e movimentos consideram essa necessidade e como a definem em termos de conteúdo, abrangência e estratégias de implementação, seja ela sul-americana, cone sul, andina, centro-americana ou caribenha ou mesmo latino-americana.


A ideia dessa primeira questão visava localizar politicamente o assunto e, em seguida, relacioná-la ao confronto com modelos de desenvolvimento concentradores de riqueza, à falta de controle democrático das políticas econômicas e sociais, às políticas de austeridade e ao impacto regressivo da pandemia, em um contexto de indiferença às desigualdades e desmantelamento do Estado Social. Provocar também o debate do ponto de vista regional e depois evidenciar os desafios nacionais.


Essa iniciativa do Fórum Social Mundial de Saúde e Previdência Social com o Grito Excluídos dos Continental é um primeiro passo para movimentar agendas de eventos virtuais que ao longo do primeiro semestre levarão esses debates às regiões e países e abrirão caminho para o IX FSMSSS a ser realizada em agosto de 2021. Também mobiliza o conteúdo em disputa nos processos eleitorais nacionais e nas agendas de convergência dos movimentos.