top of page

Participação Popular na Defesa da Vida e da Democracia

No último sábado, dia 23, O Grito dos Excluídos realizou uma Plenária em preparação para a Conferência Livre Democrática e Popular de Saúde, que vai acontecer no dia 5 de agosto, em São Paulo. Participou de forma online da Abertura, a presidenta do Centro Brasileiro de Estudos da Saúde (CEBES) e membro da Frente pela Vida, Lucia Souto. Lucia destacou que só com participação e mobilização popular poderemos reconstruir o Brasil e um país com direitos, bem-estar e qualidade de vida. As diretrizes definidas nesta Plenária se somarão aos resultados das outras preparatórias realizadas por todo o país e que serão discutidas na Conferência Livre.



No sábado, os participantes se dividiram em dois grupos. Na discussão conduzida pelo Grito, foram aprovadas as diretrizes construídas durante as Oficinas da Aliança Cidadã, realizadas duas vezes por semana ao longo destes últimos meses, com a participação da sociedade civil, de conselheiros de saúde, representantes de associações e de movimentos sociais.




No outro grupo, a discussão foi conduzida pelas entidades parceiras do Grito na organização desta preparatória: Plenária Municipal de Saúde de São Paulo, Frente Ampla em Defesa do SUS, @apsp_informa, @sindsepsp, @sindsaudesp, e União dos Movimentos Populares de Saúde da Cidade de São Paulo - UMPS. A pauta foi deliberar diretrizes para o enfrentamento dos problemas causados pela terceirização da SUS às Organizações Sociais de Saúde. Como propostas, é necessária a revisão da política de gestão baseada em OSS e o desenvolvimento de estratégias e mecanismos para tornar o SUS 100% público, como serviço público do povo e para o povo.


Conferência Livre Democrática e Popular de Saúde vai definir as diretrizes para uma política de saúde em âmbito nacional, que serão apresentadas na 17ª Conferência Nacional de Saúde em 2023, convocada pelo Conselho Nacional. Como resultado, espera-se criar de forma participativa e democrática, uma Agenda Nacional de Fortalecimento do #SUS.


BAIXE O ARQUIVO E CONHEÇA AS DIRETRIZES DEFINIDAS NA PLENÁRIA E QUE SERÃO ENCAMINHADAS PARA A CONFERÊNCIA LIVRE DEMOCRÁTICA E POPULAR DE SAÚDE

DIRETRIZES DEFINIDAS NA PLENÁRIA
.
Download • 325KB

bottom of page